Vantagens
Efetue
consultas e operações bancárias sobre as contas do Millennium bcp, diretamente a partir do seu sistema informático.
- Integração real do ERP com o Banco;
- Maior segurança nos fluxos de informação internos da Empresa;
- Atualização de dados on-line sempre que desejada;
- Mecanismo automático de reconciliação bancária;
- Redução de erro humano;
- Redução de Tempo e Custos na execução de operações.
Quanto custa
A utilização do Canal Direto é isenta de custos, aplicando-se para os serviços bancários acessíveis através da plataforma, o
precário, em vigor, disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt
Características
O Canal Direto é uma Plataforma de serviços bancários, disponível para Clientes registados no Portal de Empresas do Millennium bcp, que permite a comunicação direta - cifrada e assinada digitalmente - entre o sistema informático do Cliente e do Banco.
Esta Plataforma permite efetuar consultas e operações bancárias sobre as contas do Millennium bcp, diretamente a partir do sistema informático do Cliente, mediante a utilização de equipamento informático e de comunicação adequados.
O funcionamento deste serviço requer que o Cliente esteja recenseado e ativo no portal de empresas do Millennium bcp, com regras de autorização definidas, ter instalado um sistema informático que permita a comunicação direta com o Banco (proprietário da própria Empresa, PHC ou Primavera BSS), possuir um certificado Digital emitido por uma Entidade Certificadora Autorizada e celebrar o contrato de utilização "Plataforma B2B Millennium bcp (Canal Direto)" com o Banco.
Funcionalidades atualmente disponíveis
- Consulta de saldos
- Consulta de movimentos
- Transferência nacional pontual
- Envio de ficheiros de pagamentos e cobranças (PS2), PSM, DUC e FAC
- Retorno de ficheiros enviados
- Listagem de ficheiros de retorno enviados
Brevemente serão disponibilizadas novas funcionalidades, das quais se destaca o envio de ficheiros C2B de acordo com as novas regras SEPA.
Segurança:
A autenticação dos serviços B2B obriga que a comunicação entre o Cliente e o Millennium bcp seja efetuada através de Certificado Digital emitido por uma Entidade Certificadora Autorizada, garantindo assim segurança na comunicação, i.e., o Cliente sabe que está a comunicar com o Millennium bcp e vice-versa.
São várias as entidades que regulam a gestão dos certificados através da emissão, renovação e revogação dos mesmos, designadamente: Multicert, Verisign, ou qualquer outra Entidade Certificadora que a empresa apresente e que o Banco também aceite.
O certificado digital deverá ser emitido em nome do Utilizador, devendo incluir informação relativa ao nome e número fiscal do próprio.
A autenticação de cada utilizador é efetuada através de um Código de Utilizador e Password e naturalmente pelo referido Certificado Digital, assegurando desta forma que a comunicação entre o Software do Cliente e o Millennium bcp é cifrada e assinada digitalmente.
Para a instalação do CERTIFICADO DIGITAL siga os passos descritos na Apresentação do Millennium bcp.
Como aderir?
Para a adesão ao Canal Direto, é necessário o Cliente subscrever o contrato de utilização "
Canal Direto“, que, após assinado por quem obriga a Empresa, deverá ser remetido para o Banco.
Após indicação do Banco (via email) da boa receção e processamento do Contracto de Utilização Plataforma B2B Millennium bcp, o Cliente pode proceder à ativação do serviço Canal Direto no portal de empresas do Millennium bcp, em Outros Serviços > Canal Direto, onde deverá:
- Indicar o IP ou range de IP's (brevemente disponível) a partir dos quais os serviços são invocados e efetuar o upload do certificado digital;
- Fazer o upload da chave Pública do Certificado digital do Utilizador (Emitido por um entidade Certificadora Autorizada);
- Fazer download da Chave Pública do Certificado digital do Millennium bcp.
|