Ajuda e Níveis de Serviço

Disponibilidade do Serviço

O envio de ficheiros está disponível a qualquer hora do dia inclusive ao fim de semana e feriados.


Data de Processamento

Deverá ser igual à que consta no ficheiro e correspondente a uma data futura. No entanto, em alguns tipos de ficheiros, é permitido o processamento no próprio dia se o mesmo for dia útil. Existe também uma antecedência máxima que deverá ser respeitada específica de cada tipo de ficheiro.

Sugestão: Antecipe sempre que possível o envio dos seus ficheiros de pagamento de salários e de Taxa Social Única.


Número Total de Registos

Refere-se ao número de pagamentos ou de cobranças existentes no ficheiro. Para ficheiros do tipo PS2 ou ficheiros com autorizações de débito com mais de 500 registos, aconselhamos a sua validação através do aplicativo próprio que disponibilizamos para download na área de Gestão de Ficheiros.


Operações em Lote e Upload de Ficheiros

PS2 Pagamentos

  • Os ficheiros PS2 Pagamentos englobam os tipos salários, fornecedores ou diversos, sendo que num ficheiro apenas poderá constar um destes 3 tipos.
  • Para processamento no próprio dia, deverá enviar o ficheiro até às 19h00. Após esta hora, apenas estará assegurado o processamento no dia útil seguinte.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro são 6 meses. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 180 dias em relação à data de carregamento, necessitando também de ser dia útil.

C2B Pagamentos

  • Para processamento no próprio dia, deverá enviar o ficheiro até às 19h00 caso o mesmo contenha instruções de caráter normal. Após esta hora, apenas estará assegurado o processamento no dia útil seguinte.
  • Para instruções de caráter urgente o ficheiro deverá ser enviado até às 13h30 do dia em que se pretende a sua liquidação se existir pelo menos um beneficiário com conta em bancos cross-border, ou até às 14h00 caso todos os beneficiários das transferências possuam contas em bancos em Portugal. Após as 14h00 a operação ficará indisponível para autorização.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro são 6 meses. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 180 dias em relação à data de carregamento, necessitando também de ser dia útil.
  • O cancelamento do ficheiro, após reunida a última autorização, é possível até ao dia útil anterior à data de liquidação financeira indicada no ficheiro.

PS2 Cobranças

  • Para processamento no próprio dia deverá enviar o ficheiro e reunir as devidas autorizações até às 19h00.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro são 6 meses. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 180 dias em relação à data de carregamento, necessitando também de ser dia útil.

C2B Cobranças

Deverá ter em atenção as seguintes antecedências:

  • Antecedência mínima: de acordo com a seguinte tabela


  • Data/hora do
    carregamento da operação
    Todos os tipos de cobrança (CORE ou B2B)
    e todas as classificações (FRST, RCUR, OOFF, FNAL)
    1ª data de cobrança possível
    Até às 10h00 e o dia é útil Target* (D) D+1
    Após as 10h00 e o dia é útil Target* (D) D+2

    *São dias não úteis Target os seguintes dias: Sábados, Domingos, 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Segunda-feira de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Dezembro e 26 de Dezembro.

  • Antecedência máxima:até 14 dias de calendário;

TSU e XSU - Taxa Social Única em Lote

  • Para processamento no próprio dia deverá enviar o ficheiro e reunir as devidas autorizações até às 14h00. As operações não autorizadas no próprio dia serão automaticamente canceladas.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro são 6 meses. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 180 dias em relação à data de carregamento, necessitando também de ser dia útil.

PSM - Pagamento de Serviços em Lote

  • Para processamento em D, deverá garantir o envio do ficheiro e respetivas autorizações até às 21h00. As instruções que às 21h00 da data de processamento não tenham ainda reunidas as devidas autorizações, serão automaticamente canceladas.
  • O Ficheiro de Retorno contendo o resultado do processamento de cada registo do lote estará disponível em D.
  • A disponibilização das Notas de Lançamento (1 por cada pagamento do lote) ocorrerá em D + 2.
  • O número máximo de instruções permitidas num ficheiro PSM é 100.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro são 45 dias. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 45 dias em relação à data de carregamento. Para lotes construídos online a antecedência máxima é 90 dias.
  • O cancelamento do ficheiro, após reunida a última autorização, é possível até ao dia útil anterior à data de liquidação financeira indicada no ficheiro mediante solicitação ao Banco.

DUC - Pagamento de Impostos DUC em Lote

  • Para processamento em D, deverá garantir o envio do ficheiro e respetivas autorizações até às 19h00. As instruções que às 19h00 da data de processamento não tenham ainda reunidas as devidas autorizações, serão automaticamente canceladas.
  • O Ficheiro de Retorno contendo o resultado do processamento de cada registo do lote estará disponível em D + 2.
  • Para todas as instruções de pagamento de DUC aceites pelo Banco e efetivamente pagas, ficará disponível o download de um comprovativo individual de cada pagamento do lote em D + 2 na funcionalidade Comprovativos Registo a Registo na área de Gestão de Ficheiros.
  • A disponibilização da Nota de Lançamento (pelo valor total do ficheiro e que corresponde ao valor debitado em conta) ocorrerá em D + 2.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro ou na construção online do lote são 6 meses. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 180 dias em relação à data de carregamento, necessitando também de ser dia útil.
  • O cancelamento do ficheiro, após reunida a última autorização, é possível até ao dia útil anterior à data de liquidação financeira indicada no ficheiro mediante solicitação ao Banco.

CHQ - Carta Cheque

  • Para efetuar o processamento em D deverá enviar o lote até às 17h00. Após esta hora apenas estará assegurado o processamento no dia útil seguinte.
  • O Ficheiro de Retorno contendo os números dos Cheques emitidos estará disponível em D + 2. O Ficheiro de Retorno definitivo será disponibilizado 5 dias úteis após a data de expiração dos cheques.
  • A antecedência máxima no envio do ficheiro são 45 dias. Ou seja, a data de processamento não pode ser superior a 45 dias em relação à data de carregamento.

PCE - Carregamento Cartões Pré-Pagos em Lote

  • Para efetuar o processamento em D deverá enviar o ficheiro até às 17h00. Após esta hora, a operação ficará indisponível para autorização.
  • O débito pelo montante total dos carregamentos ocorrerá em D e o crédito nos cartões pré-pagos em D + 1.
  • É disponibilizada a respetiva Nota de Lançamento em D + 1.
  • O descritivo na conta a débito será "PAGAMENTO CARTAO FREE -" <campo referência do ordenante inserido no header no ficheiro>.

EDR

  • Apenas podem enviar ficheiros EDR as Entidades Credoras aderentes ao Sistema de Débitos Diretos (SDD).
  • Os ficheiros EDR somente são utilizados para cobranças (Instruções de Débito Direto e Reversões).
  • Retorno dos ficheiros EDR:
    a) Ficheiro RDB na data limite das rejeições com o total do lote;
    b) Ficheiro RDB com o total das revogações do dia, até à data limite das revogações.

Ficheiros de Retorno

Após o processamento da(s) instrução(ões) inserida(s) num ficheiro enviado ao Banco, ficará disponível o respetivo ficheiro de retorno com o resultado durante um período máximo de 180 dias (6 meses) para efeitos de consulta e download em Gestão de Ficheiros » Consultar Ficheiros » Retornos.

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